Um coelho que não quer largar a toca

Por Giovane Carvalho Rezende

O tempo de decisões começou e também as definições dos principais candidatos ao acesso para a série A do Brasileirão. Com três clubes praticamente garantidos na Primeira Divisão do futebol nacional em 2011, o Coritiba, o Figueirense e o Bahia, sobra apenas uma vaga e uma briga homérica que vai se arrastar até o final do Campeonato Brasileiro da Série B.

A disputa parecia encerrada quando o atual quarto colocado o América Mineiro tinha uma diferença superior aos seis pontos para o quinto colocado que era o Sport Club Recife. O quadro hoje é outro. O Coelho de Belo Horizonte tem 58 pontos, e uma diferença de apenas dois para o quinto, a Portuguesa de São Paulo, e três para o sexto, o Sport. Um tropeço na partida de hoje perante o São Caetano, no ABC paulista, pode selar o destino da equipe das alterosas mineiras. Caso o Sport vença a equipe do Santo André e a Portuguesa vença o Bahia, o América passa a ser obrigado a vencer para manter a distância de pontos entre as equipes.

A equipe verde e branca desperdiçou pontos importantes, como contra o Bahia na rodada anterior quando perdeu dentro de casa pelo placar simples de um a zero. O que parecia confirmado, agora vai se arrastar até o final do campeonato. Uma curiosidade é que a quarta vaga do acesso sempre foi decidida apenas na última rodada do campeonato. E vamos caminhando para isso novamente.

Notas da B:

E na parte de baixo a briga segue intensa contra o rebaixamento para a série C. O Náutico, que é a primeira equipe fora do rebaixamento, tem 42 pontos e enfrenta o Brasiliense, oponente direto, que se encontra na zona do rebaixamento com 40 pontos. O derrotado vai pro Z-4. Em caso de empate as posições se mantêm. A partida é no sábado, às 17 horas, em Brasília.