Quem somos: Allana Meirelles, Luiza Bravo, Paloma Destro e Roberta Braga – estudantes do 4° período de Comunicação Social da UFJF.

Analisaremos – sob enfoque político – a edição regional do Jornal da Alterosa, produzindo comentários quinzenais, no período de 01/09 a 31/10.

15/10 a 04/11

Ao terminarem as eleições, sobraram nossas percepções finais: o JA se mostrou, em certos aspectos, ausente do cenário político nacional, mas fez política sim, à sua maneira. Nos últimos dias de análise, observamos uma atenção maior ao dia das eleições e, é claro, ao resultado. Para além  dessa cobertura, o telejornal se mostrou interessado pelas questões  que dizem mais diretamente à população, às suas reclamações. Veja  mais como avaliamos o JA nessa reta final:

Mais do mesmo, mais uma vez

Mais do mesmo

Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra

Política e possível mudança

Entre os dias primeiro de 15 de outubro percebemos, no Jornal da Alterosa, um breve interesse pela questão eleitoral nos dias próximos ao primeiro turno das eleições 2010. Foi noticiada a apreensão de propaganda irregular em Juiz de Fora no dia dois, bem como o roubo de bonecos de propaganda dos candidatos. No dia seguinte à votação o cientista político Paulo Roberto Leal comentou a vitória de Antônio Anastasia em Minas Gerais, mas após o dia 04 o JA retomou seu comportamento normal e voltou a tratar indiretamente de questões políticas. Veja mais detalhes e confira nossas conclusões nos seguintes comentários:

Quase lá

Acomodação após a festa da Democracia
Picos de política em meio à normalidade

Uma questão de contexto


Na quinzena que vai do dia 16/09 a 30/09, percebemos que o Jornal da Alterosa deu grande espaço às eleições. A visita de Lula, Dilma Roussef, Marina Silva, Antonio Anastasia e Hélio Costa foram pautas do jornal. Além disso, questões como troca de título, adolescentes e idosos que fazem questão de votar e a visita do Ministro dos Esportes Orlando Silva foram destaques do noticiário. Veja isso e outras abordagens nos comentários abaixo:

Cobertura das Eleições 2010

Muita notícia = muita informação?

A passos lentos

Efervescência política às vésperas das eleições

Na primeira quinzena de setembro, o Jornal da Alterosa não teve como pauta a política em si ou as eleições 2010. Isso não significa, porém, que o telejornal não trate da política. Ao falar de segurança pública, dos problemas estruturais dos bairros da cidade, da saúde, acaba-se por destacar a questão política. Possíveis motivos para essa abordagem implícita e sugestões podem ser observadas nos seguintes artigos:

Jornal da Alterosa e a política local (?)

Política Indireta

Política no Jornal da Alterosa 2ª edição

Tapando o sol com a peneira