Ingrid Hannah

A cobertura das eleições feita pelo jornal da TV Panorama, MGTV 2ª edição, nos últimos quinze dias, tem divulgado informações a respeito dos candidatos ao Governo de Minas e Senado, sem que haja referência aos outros cargos elegíveis (Deputado Federal e Estadual, Presidente).

Diariamente,os compromissos de campanha dos candidatos ao Governo de Minas são noticiados, fornecendo a Hélio Costa – PMDB e Antonio Anastasia – PSDB um tempo maior de exposição. Enquanto suas propostas e agendas são divulgadas através de imagens e entrevistas, os candidatos a governador dos outros partidos são apenas citados pelo Âncora.

Explica-se tal predileção de tempo pela diferença nas intenções de voto que garantem mais ou menos espaço na edição do jornal. Contudo, esse tipo de linha editorial acaba por favorecer a manutenção do resultado das pesquisas feitas pelo DataFolha, uma vez que reforça sempre as mesmas imagens. Ou seja, por ser uma espécie de “líder de opinião”local, o MGTV 2ª edição “elege”candidatos. Hélio Costa ou Anastasia? Aécio, Itamar ou Pimentel?

Ainda que , em determinado sentido, seja uma cobertura limitada, ela apresenta dois aspectos bastante positivos: todo dia, sem exceção, há um espaço reservado para as eleições e esse mesmo espaço é longo se considerarmos o tempo de duração do jornal (fator decisivo na estruturação de notícias).

Não é possível repassar todas as informações que acontecem em um dia e  num determinado local, mas como desempenha um dever social, o jornalismo não pode se restringir a dois ou três canditados.